Cabelos

7 Dicas de Como Recuperar os Cabelos Quebradiços

cabelos quebradiços

Primeiramente, os cabelos quebradiços são um problema que afeta muitas pessoas, principalmente as pessoas que usam químicas, secador, chapinha, coloração ou descoloração. Os cabelos quebradiços se caracterizam por fios fracos, opacos, sem elasticidade, que se quebram com facilidade. Esse problema pode ser causado por vários fatores, como falta de hidratação, nutrição e reconstrução, excesso de calor, poluição, estresse, alimentação inadequada, entre outros.

Publicidade

Leia também: 6 Dicas de Como Acabar com Frizz no Cabelo

Quais são os possíveis sinais de cabelos quebradiços?

Antes de mais, podem existir algumas formas de identificar se os seus cabelos estão quebradiços, tais como:

1. Observar a aparência dos fios:

Os cabelos quebradiços costumam ter um aspecto ressecado, opaco, sem brilho e sem vida. Eles também podem apresentar pontas duplas, ásperas e secas.

Publicidade

2. Sentir a textura dos fios:

Os cabelos quebradiços costumam ter uma textura áspera, rígida e sem elasticidade. Eles também podem se quebrar facilmente ao serem penteados, presos ou esticados.

3. Fazer um teste simples:

Você pode separar uma mecha do seu cabelo, torcê-la e verificar se as pontas ficam “saltadas” para fora. Se sim, é bem provável que seu cabelo esteja quebrado. Outra opção é separar uma mecha e balançar devagar. Se a quantidade de fios balançando sozinhos for maior que os agrupados, diferente de como seria uma mecha saudável, então, sim, você está com o cabelo quebradiço.

Essas são algumas das formas de identificar se os seus cabelos estão quebradiços. Se você notar esses sinais, é recomendável procurar um profissional de cabelo para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento.

Publicidade

Quais são as possíveis causas de cabelos quebradiços?

1. Procedimentos químicos:

Tinturas, alisamentos, descolorações e outros processos químicos podem danificar a estrutura dos fios, deixando-os fracos, opacos e sem elasticidade.

2. Uso excessivo de fontes de calor:

Secador, chapinha, babyliss e outros aparelhos que emitem calor podem ressecar, queimar e quebrar os fios, principalmente se não forem usados com protetor térmico.

3. Uso de produtos agressivos:

Shampoos, condicionadores, máscaras e outros produtos que contenham sulfatos, parabenos, petrolatos, silicones e outros ingredientes nocivos podem retirar a oleosidade natural, a umidade e os nutrientes dos fios, deixando-os quebradiços.

4. Escova e pente errado:

Escovar ou pentear os cabelos com força, com frequência ou com acessórios inadequados pode causar tração, atrito e ruptura dos fios, provocando a quebra.

5. Prender o cabelo molhado:

Prender os cabelos quando eles continuam úmidos pode favorecer a proliferação de fungos, bactérias e caspa, além de aumentar a tensão e a fragilidade dos fios, causando a quebra.

6. Fatores emocionais:

Estresse, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais podem afetar a saúde do couro cabeludo e dos fios, alterando o ciclo de crescimento, a circulação sanguínea e a produção de sebo, o que pode levar à quebra dos cabelos.

7. Fatores hormonais:

Gravidez, menopausa, alterações na tireoide, uso de anticoncepcionais e outros fatores hormonais podem interferir na saúde dos cabelos, causando queda, ressecamento e quebra dos fios.

8. Falta de vitaminas no corpo:

A deficiência de vitaminas, como a A, a B, a C, a D e a E, pode comprometer a saúde dos cabelos, deixando-os quebradiços, sem brilho e sem vida.

Essas são algumas das possíveis causas dos cabelos quebradiços. Para saber qual é a causa específica do seu caso, é recomendável consultar um médico ou um profissional de cabelo.

Os Benefícios do Cronograma Capilar para os Cabelos Quebradiços

Mas não se desespere, pois existe solução para os seus cabelos. Com alguns cuidados simples e eficazes, você pode recuperar a saúde e a beleza dos seus fios em apenas 7 dias. Quer saber como? Então confira essas dicas infalíveis que vão te ajudar a ter cabelos fortes, macios e brilhantes!

1. Cabelos Quebradiços: Hidratação

O primeiro passo para recuperar os cabelos quebradiços é hidratá-los. Nesse sentido, a hidratação é responsável por repor a água e a umidade dos fios, deixando-os mais maleáveis, suaves e sedosos. Contudo, para hidratar os cabelos, você pode usar uma máscara hidratante de sua preferência, ou fazer uma receita caseira com ingredientes naturais, como mel, babosa, banana, abacate, etc.

Para fazer a hidratação, lave os cabelos com um shampoo suave e sem sulfatos, que não agrida os fios. Em seguida, retire o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara hidratante em todo o comprimento e pontas, evitando a raiz. Nesse sentido, deixe agir por 15 a 20 minutos, usando uma touca térmica ou plástica para potencializar o efeito. Depois, enxágue bem e finalize como de costume.

2. Cabelos Quebradiços: Nutrição

O segundo passo para recuperar os cabelos quebradiços é nutri-los. A nutrição é responsável por repor os lipídios e os óleos naturais dos fios, deixando-os mais nutridos, protegidos e alinhados. Contudo, para nutrir os cabelos, você pode usar uma máscara nutritiva de sua preferência, ou fazer uma receita caseira com ingredientes naturais, como óleo de coco, azeite de oliva, manteiga de karité, etc.

Para fazer a nutrição, lave os cabelos com um shampoo suave e sem sulfatos, que não agrida os fios. Em seguida, retire o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara nutritiva em todo o comprimento e pontas, evitando a raiz. Deixe agir por 15 a 20 minutos, usando uma touca térmica ou plástica para potencializar o efeito. Depois, enxágue bem e finalize como de costume.

3. Cabelos Quebradiços: Reconstrução

O terceiro passo para recuperar os cabelos danificados é reconstruí-los. A reconstrução é responsável por repor as proteínas e os aminoácidos dos fios, deixando-os mais fortes, resistentes e saudáveis. Contudo, para reconstruir os cabelos, você pode usar uma máscara reconstrutora de sua preferência, ou fazer uma receita caseira com ingredientes naturais, como queratina, gelatina, ovo, etc.

Para fazer a reconstrução, lave os cabelos com um shampoo suave e sem sulfatos, que não agrida os fios. Em seguida, retire o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara reconstrutora em todo o comprimento e pontas, evitando a raiz. Deixe agir por 15 a 20 minutos, usando uma touca térmica ou plástica para potencializar o efeito. Nesse sentido, depois, enxágue bem e finalize como de costume.

4. Cabelos Quebradiços: Descanso

O quarto passo para recuperar os cabelos danificados é descansá-los. Após os três primeiros passos, os cabelos precisam de um intervalo para absorver os nutrientes e se recuperar dos danos. Por isso, nesse dia, evite lavar, pentear, prender ou usar qualquer tipo de produto, ou aparelho nos cabelos. Deixe-os soltos, naturais e sem intervenções.

5. Cabelos Quebradiços: Hidratação

O quinto passo para recuperar os cabelos quebradiços é repetir a hidratação. Como os cabelos quebradiços perdem água com facilidade, é importante manter a hidratação em dia, para evitar que os fios fiquem ressecados, opacos e sem vida. Nesse sentido, para hidratar os cabelos, siga o mesmo procedimento do primeiro dia, usando a máscara hidratante de sua preferência ou uma receita caseira.

6. Cabelos Quebradiços: Nutrição

O sexto passo para recuperar os cabelos quebradiços é repetir a nutrição. Contudo, como os cabelos quebradiços perdem óleo com facilidade, é importante manter a nutrição em dia, para evitar que os fios fiquem porosos, frágeis e com frizz. Contudo, para nutrir os cabelos, siga o mesmo procedimento do segundo dia, usando a máscara nutritiva de sua preferência ou uma receita caseira.

7. Cabelos Quebradiços: Reconstrução

O sétimo e último passo para recuperar os cabelos é repetir a reconstrução. Como os cabelos quebradiços perdem proteína com facilidade, é importante manter a reconstrução em dia, para evitar que os fios fiquem quebradiços, elásticos e sem elasticidade. Contudo, para reconstruir os cabelos, siga o mesmo procedimento do terceiro dia, usando a máscara reconstrutora de sua preferência ou uma receita caseira.

Conclusão

Enfim, seguindo esses sete passos, você pode recuperar os seus cabelos em apenas uma semana, e ter fios mais bonitos, saudáveis e brilhantes. Mas lembre-se que, além desses cuidados, é importante manter uma alimentação equilibrada, beber bastante água, evitar o uso excessivo de químicas e de calor, e proteger os cabelos do sol, do vento e da poluição. Assim, você pode prevenir e combater os cabelos quebradiços, e ter cabelos de dar inveja!

E aí, curtiu a matéria? Então conheça mais:

Siga a gente em nossos perfis no FacebookInstagram e Pinterest para conferir muito mais!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *