Cabelos

Manteiga de Karité para Cabelos: Saiba os 5 Benefícios

eiga de karite para cabelos

Manteiga de Karité para Cabelos: O que é a Manteiga de karité?

Antes de mais nada, a manteiga de karité é extraída do fruto seco da árvore de karité, que é nativa da região oeste da África. Ela tem uma consistência densa e é rica em ácidos graxos, vitamina A e E, beta-caroteno e alantoína. Contudo, esses componentes fazem da manteiga de karité um excelente hidratante, nutritivo, protetor e regenerador para os cabelos e a pele. A Manteiga de Karité para Cabelos tem ótimos benefícios para a saúde, deixar brilhoso e saudável.

Publicidade

Leia também: 7 Opções de Creme para Cabelo Ondulado que Você Precisa Conhecer

Manteiga de Karité para Cabelos: É indicada para todos os cabelos?

Em primeiro lugar, a manteiga de karité indica-se para todos os tipos de cabelo. Nesse sentido, você pode usá-la em cabelos lisos, ondulados, coloridos, descoloridos ou alisados, ao respeitar a quantidade e a frequência de uso, para não sobrecarregar os fios.

Agora que você já sabe tudo sobre a manteiga de karité nos cabelos, porém, que tal experimentar esse ingrediente maravilhoso e ver os resultados por si mesma?

Publicidade

Manteiga de Karité para Cabelos: Quais são os benefícios para seus cabelos?

A manteiga de karité pode trazer vários benefícios para os cabelos, como:

1. Hidratação: a manteiga de karité ajuda a reter a umidade nos fios, evitando o ressecamento e a perda de água. Nesse sentido, ela também forma uma camada protetora que impede os danos causados pelo calor, pelo sol e pela poluição.

2. Nutrição: a manteiga de karité fornece ácidos graxos essenciais que nutrem os fios e o couro cabeludo, melhorando a saúde e a aparência dos cabelos. Contudo, ela também ajuda a restaurar a elasticidade e a flexibilidade dos fios, prevenindo a quebra e as pontas duplas.

Publicidade

3. Brilho e maciez: a manteiga de karité deixa os cabelos mais brilhantes, macios e sedosos, por alinhar as cutículas e reduz o frizz. Contudo, ela também confere mais movimento e leveza aos fios, sem pesar ou deixar oleoso.

4. Crescimento: a manteiga de karité estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, favorecendo o crescimento saudável dos cabelos. Nesse sentido, ela também tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, que ajudam a tratar problemas como caspa, coceira e irritação.

Manteiga de Karité para Cabelos: Quais são as marcas de produtos capilares que usam manteiga de karité?

A manteiga de karité é um ingrediente natural muito usado em produtos para os cabelos, especialmente os cacheados e crespos. Nesse sentido, ela tem propriedades hidratantes, nutritivas, protetoras e regeneradoras para os fios. Algumas marcas de produtos capilares que usam manteiga de karité são:

1. Seda: a linha Seda Crespo Force by Gabi Oliveira é feita com manteiga de karité e óleo de marula, e promete fortalecer, hidratar e definir os cabelos crespos. A linha Seda Abacate e Karité também contém manteiga de karité e abacate, sendo indicada para cabelos ressecados e danificados. Shampoo; Condicionador; Creme de Pentear

2. Skala: a marca Skala tem vários produtos com manteiga de karité, como o creme de tratamento Skala Manteiga de Karité, que ajuda a restaurar a elasticidade e a maciez dos cabelos, e o creme para pentear Skala Manteiga de Karité, que auxilia na modelagem e no controle do frizz. Shampoo e Condicionador; Máscara de tratamento para cabelos.

3. Nazca: a marca Nazca possui a linha Origem Manteiga de Karité, composta por shampoo, condicionador, máscara de hidratação, creme para pentear e óleo reparador. Essa linha é ideal para cabelos secos, quebradiços e sem brilho, por oferecer hidratação profunda e nutrição intensa. Máscara de tratamento para cabelos.

4. Nativa Spa: a marca Nativa Spa, do grupo O Boticário, tem a linha Nativa Spa Karité, formulada com manteiga de karité e gotas purificadas de quinoa. Essa linha é voltada para cabelos extremamente ressecados e danificados, e conta com shampoo, condicionador, máscara capilar, creme para pentear e leave-in. Shampoo; Condicionador.

Manteiga de Karité para Cabelos

Manteiga de Karité para Cabelos: Como usar nos cabelos?

A manteiga de karité é usada de diferentes formas nos cabelos, dependerá do seu objetivo e do seu tipo de cabelo. Veja algumas sugestões:

1. Umectação: a umectação é uma técnica que consiste em aplicar um óleo ou uma manteiga vegetal nos cabelos secos, antes de lavar. Contudo, ela possibilita nutrir os fios e o couro cabeludo, além de facilitar o desembaraço. Para fazer a umectação com a manteiga de karité, basta derreter um pouco do produto em banho-maria ou no micro-ondas e aplicar mecha por mecha, massageando bem. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e depois lave os cabelos normalmente.

2. Máscara de hidratação: a máscara de hidratação é um tratamento que repõe a água e os nutrientes perdidos pelos fios, deixando-os mais hidratados, macios e brilhantes. Para potencializar a sua máscara de hidratação, você pode adicionar uma colher de sopa de manteiga de karité derretida e misturar bem. Nesse sentido, aplique nos cabelos lavados e úmidos, enluvando mecha por mecha. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem da máscara e depois enxágue bem.

3. Finalizador: o finalizador é um produto que ajuda a modelar, definir e proteger os fios após a lavagem. Ele pode ser um creme, um gel, um óleo ou uma manteiga. Contudo, para usar a manteiga de karité como finalizador, você pode aplicar uma pequena quantidade nas mãos e espalhar nos cabelos úmidos ou secos, amassando ou penteando como de costume. Nesse sentido, a manteiga de karité vai ajudar a dar forma, brilho e maciez aos fios, além de protegê-los das agressões externas.

Manteiga de Karité para Cabelos: Conclusão

Enfim, a manteiga de karité é um produto natural que pode fazer maravilhas pelos seus cabelos, deixando-os mais hidratados, nutridos, reparados e protegidos. Você pode usar a manteiga de karité nos cabelos de diversas formas, como máscara de hidratação, umectação ou finalizador, dependendo do seu objetivo e do seu tipo de cabelo. Você pode encontrar a manteiga de karité pura ou em produtos cosméticos que contenham esse ingrediente em sua fórmula.

E aí, curtiu a matéria? Então conheça mais:

Siga a gente em nossos perfis no FacebookInstagram e Pinterest para conferir muito mais!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *